Segunda-Feira foi um dia normal, excepto para os senhores da limpeza da cidade. Segundo parece, mais de 30 camiões foram necessários para levarem todo o lixo feito no dia anterior nas principais praças. A tarde, a "Oranje" chegou num avião da KLM escoltada por dois caças cor de laranja.
Para Terça-Feira, 13 de Julho, estava marcada a recepção a comitiva nacional que representou o Pais na África do Sul. Por volta das 11 horas eu já estava no centro da cidade. Mais uma vez, como no Domingo, o sol e o calor fizeram questão de estar presentes. A tarde iria atingir os 30º novamente. Era outra vez uma cidade alegre, pintada de laranja.
O traçado que os jogadores fariam já tinha sido anunciado nas televisões no dia anterior, logo as pessoas cedo se começaram a juntar-se ao longo do trajecto. E estou a falar de quase 1 milhão de pessoas.
Fui cedo para o Museumplein. O cenário por volta da uma da tarde já era o que se pode ver no vídeo:
Chegada ao Museumplein (13:20h).
Durante a tarde, a principal Radio de Amsterdam, a 538Radio, tinha um DJ no palco do Museumplein que foi pondo musica ao longo da tarde. O ambiente estava brutal como me podia aperceber quer através do que me rodeava como no resto do recinto pelas imagens que iam passando nos ecrans gigantes bem a minha frente.
Durante toda a tarde, através desses mesmos ecrans, fomos acompanhando a equipa que começou por ser recebida pela Rainha Beatrix na residência oficial em Den Haag, depois de autocarro ate ao Heliporto Militar, toda a viagem para Amsterdam, sobrevoando o Schiphol Airport e a chegada a Central Station.
Recepção no palácio real em Den Haag pela Rainha Beatrix.
A Oranje desloca-se de autocarro para o heliporto militar.
Nos helicópteros militares a sobrevoar o espaço aéreo do Schihpol.
Por volta das 16 horas fui ao encontro dos jogadores. Fui a procura de uma ponte onde pudesse ver a passagem da comitiva, para testemunhar o ambiente de festa junto ao canal. Uma hora depois passaram por mim.
Desfile pelos canais rumo ao Museumplein.
Desfile pelos canais rumo ao Museumplein (cont.) Depois o regresso ao centro da festa, no Museumplein, na habitual "romaria laranja", onde saudamos os jogadores com o grande DJ Holandes Armin Van Buuren a por som pela noite dentro. Cerca de 160.000 pessoas estiveram concentradas ali. Inesquecivel.
De volta ao Museumplein...
A "Oranje" no palco...
Quarta-Feira foi dia de compras e na Quinta-Feira estava de volta a Portugal com o Titulo de Vice-Campeão do Mundo na bagagem.
Agora, venha de la o EURO 2012.
Hup Holland!