sexta-feira, 20 de abril de 2012

As minhas previsões para o EURO 2012 (Parte II)


Em relação aos restantes grupos, o menos complicado de prever quais são as selecções apuradas para os quartos-de-final é o Grupo C. No Grupo A a confusão será geral na luta pela segunda vaga e  no Grupo D o "factor casa" poderá fazer surgir daqui o habitual "outsider/surpresa". Nestes dois grupos tudo se decidirá na terceira ronda de jogos.

Polónia - Rússia - Rep. Checa - Grécia

Será um grupo equilibrado, mas por baixo. A Polónia é, claramente, a menos forte das equipas organizadoras do torneio; sendo historicamente mais eficaz em Mundiais do que em Europeus.
A Grécia será a selecção do costume: fortíssima na qualificação e um autêntico fracasso nas fases finais (com a única excepção, é claro, a ser o Euro 2004 disputado em Portugal).
A República Checa não é mais a mesma de há oito anos. Rosickÿ nunca passou de possível génio e não tem carisma para levar uma selecção desequilibrada às suas costas, Petr Cech não poderá aguentar tudo o que irá passar for aquela frágil defesa e Milan Barös já não tem a velocidade de outrora.
Mesmo assim deverá ser suficiente para Grécia e Polónia.
A Rússia ganhará os três jogos. Mais experiente que em 2008, de novo com um grande treinador Holandês (Dick Advocaat) é uma selecção que ninguém vai querer encontrar na fase eliminatória (o que vai tornar ainda mais importante o Holanda-Alemanha do Grupo B)
Prognóstico: 1º Rússia ; 2º Rep. Checa
 
Espanha - Croácia - Itália - Rep. Irlanda

No Grupo C não haverá dúvidas. A Campeã do Mundo Espanha e a Itália passarão aos quartos-de-final.
Os dois primeiros jogos do grupo, no dia 10 de Junho, serão determinantes para se saber qual será a ordem na classificação final.
A Espanha ainda é uma selecção fortíssima, uma das três grandes candidatas à victória final, e não permitirá grandes veleidades à selecção Italiana.
Será um grupo que acabará com um clássico 9-6-3-0 com a Croácia a superiorizar-se à República da Irlanda.
Prognóstico: 1º Espanha ; 2º Itália

Ucrânia - Inglaterra - França - Suécia

Para mim, o Grupo D será o mais espectacular de todos, com bom futebol, muitos golos e emoção até ao final dos jogos e com a classificação final a apenas ficar decidida nos últimos minutos dos jogos da terceira ronda. Os dois primeiros jogos serão determinantes para o desenrolar do grupo. Penso que a Suécia apesar se mostrar forte e competitiva vai acabar por ceder ao ambiente caseiro que irá impulsionar a Ucrânia para um possível apuramento, o que tornará o Ucrânia-Inglaterra da 3ª ronda o mais emocionante de toda a primeira fase da competição. O meu palpite é que o "factor-casa" ajudará a Ucrânia a atirar para fora de prova a Inglaterra que, mais uma vez, será um fiasco (o que até nem será de estranhar pois a mês e meio do início da competição ainda não tem seleccionador).
Prognóstico: 1º França ; 2º Ucrânia

Quartos-de-final???

Sendo assim, os quartos-de-final poderão ser os seguintes:
* Rússia vs. Alemanha
* Holanda vs. Rep. Checa
* Espanha vs. Ucrânia
* França vs. Itália
(... oito nações que já conquistaram o ceptro europeu, com Rússia e Ucrânia a fazerem-no em conjunto em 1960, na primeira edição do torneio, como União Soviética).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

As Minhas Previsões para o Euro 2012



A menos de dois meses do início do Campeonato da Europa de 2012 que será disputado na Polónia e na Ucrânia, deixo aqui em duas fases as minhas previsões para o que poderá fazer a Selecção Nacional Holandesa e também as restantes equipas participantes. Mas por agora, neste primeiro post, vou-me debruçar sobre o Grupo B, o nosso grupo.

O sorteio do passado mês de Dezembro ditou que a Holanda ficasse no Grupo B juntamente com a Tri-Campeã Alemanha, a Campeã Dinamarca e Portugal.


GRUPO B
Todos os jogos da Holanda serão jogados no Metalist Stadion em Kharkiv (antigo Traktor Stadion). Estádio já com 86 anos que acaba de ser remodelado. Chamam-lhe "Spider Arena" e tem capacidade para 35.000 espectadores.

Metalist Stadion, Kharkiv

A Holanda jogará com a Dinamarca a 9 de Junho (17:00h), com a Alemanha a 13 de Junho (19:45h) e com Portugal a 17 de Junho (19:45h).
Perante estes adversários não podemos esperar uma tarefa fácil para a Oranje. É um grupo à imagem do Euro 2008 onde tínhamos como adversários a Itália (Campeã do Mundo), a França (vice-Campeã do Mundo) e a Roménia. Três victórias por 3-0, 4-1 e 2-0 respectivamente, foi a nossa resposta às dificuldades que na altura se previam.

Agora temos a Dinamarca, actual 9ª classificada no Ranking Mundial da F.I.F.A., Campeã Europeia em 1992, e que derrotámos por 2-0 no último Campeonato do Mundo na África do Sul. Será com certeza um começo victorioso para a minha selecção.

Depois as coisas vão ficar bem mais complicadas. Na segunda partida vamos encontrar os nossos eternos rivais, a Alemanha. O historial tem quase 40 anos. Vejamos:
* 1974 - Perdemos para eles a final do Mundial da Alemanha.
* 1978 - Eliminámo-los nas meias-finais (em grupos) no Mundial da Argentina.
* 1988 - Eliminámo-los nas meias-finais do Euro em pleno Estádio Olímpico Munique.
* 1990 - Fomos eliminados do Mundial de Itália nos oitavos-de-final.
* 1992 - Vencemos por 3-1 na fase de grupos do Euro da Suécia.
* 2004 - Empatámos 1-1 no jogo de estreia do Euro de Portugal.
A Alemanha é a actual número 2 do Ranking Mundial da F.I.F.A. e será com certeza o adversário mais forte que encontraremos desta competição.
Num amigável no passado mês de Dezembro fomos "cilindrados" em Hamburgo por 0-3.

Por último defrontamos Portugal, actual 5º classificado do Ranking Mundial F.I.F.A., selecção que nos atirou para fora de duas competições recentes, nas meias-finais do Euro 2004 e nos oitavos-de-final do Mundial de 2006.
Será um jogo difícil, do outro lado estará Cristiano Ronaldo, mas que venceremos com certeza e seremos assim apurados para os quartos-de-final da prova, independentemente de termos conseguido ou não conquistar um resultado positivo quatro dias antes frente à selecção germânica.

Neste grupo, a Holanda e Alemanha serão com certeza primeiro e segundo enquanto Portugal e Dinamarca farão apenas três jogos na competição.