Em relação aos restantes grupos, o menos complicado de prever quais são as selecções apuradas para os quartos-de-final é o Grupo C. No Grupo A a confusão será geral na luta pela segunda vaga e no Grupo D o "factor casa" poderá fazer surgir daqui o habitual "outsider/surpresa". Nestes dois grupos tudo se decidirá na terceira ronda de jogos.
Polónia - Rússia - Rep. Checa - Grécia
Será um grupo equilibrado, mas por baixo. A Polónia é, claramente, a menos forte das equipas organizadoras do torneio; sendo historicamente mais eficaz em Mundiais do que em Europeus.
A Grécia será a selecção do costume: fortíssima na qualificação e um autêntico fracasso nas fases finais (com a única excepção, é claro, a ser o Euro 2004 disputado em Portugal).
A República Checa não é mais a mesma de há oito anos. Rosickÿ nunca passou de possível génio e não tem carisma para levar uma selecção desequilibrada às suas costas, Petr Cech não poderá aguentar tudo o que irá passar for aquela frágil defesa e Milan Barös já não tem a velocidade de outrora.
Mesmo assim deverá ser suficiente para Grécia e Polónia.
A Rússia ganhará os três jogos. Mais experiente que em 2008, de novo com um grande treinador Holandês (Dick Advocaat) é uma selecção que ninguém vai querer encontrar na fase eliminatória (o que vai tornar ainda mais importante o Holanda-Alemanha do Grupo B)
Prognóstico: 1º Rússia ; 2º Rep. Checa
Espanha - Croácia - Itália - Rep. Irlanda
No Grupo C não haverá dúvidas. A Campeã do Mundo Espanha e a Itália passarão aos quartos-de-final.
Os dois primeiros jogos do grupo, no dia 10 de Junho, serão determinantes para se saber qual será a ordem na classificação final.
A Espanha ainda é uma selecção fortíssima, uma das três grandes candidatas à victória final, e não permitirá grandes veleidades à selecção Italiana.
Será um grupo que acabará com um clássico 9-6-3-0 com a Croácia a superiorizar-se à República da Irlanda.
Prognóstico: 1º Espanha ; 2º Itália
Ucrânia - Inglaterra - França - Suécia
Para mim, o Grupo D será o mais espectacular de todos, com bom futebol, muitos golos e emoção até ao final dos jogos e com a classificação final a apenas ficar decidida nos últimos minutos dos jogos da terceira ronda. Os dois primeiros jogos serão determinantes para o desenrolar do grupo. Penso que a Suécia apesar se mostrar forte e competitiva vai acabar por ceder ao ambiente caseiro que irá impulsionar a Ucrânia para um possível apuramento, o que tornará o Ucrânia-Inglaterra da 3ª ronda o mais emocionante de toda a primeira fase da competição. O meu palpite é que o "factor-casa" ajudará a Ucrânia a atirar para fora de prova a Inglaterra que, mais uma vez, será um fiasco (o que até nem será de estranhar pois a mês e meio do início da competição ainda não tem seleccionador).
Prognóstico: 1º França ; 2º Ucrânia
Quartos-de-final???
Sendo assim, os quartos-de-final poderão ser os seguintes:
* Rússia vs. Alemanha
* Holanda vs. Rep. Checa
* Espanha vs. Ucrânia
* França vs. Itália
(... oito nações que já conquistaram o ceptro europeu, com Rússia e Ucrânia a fazerem-no em conjunto em 1960, na primeira edição do torneio, como União Soviética).