terça-feira, 19 de junho de 2012

Holland 1-2 Portugal


Acabou...
Eis a pior fase final de sempre de uma Selecção Holandesa. Nunca antes, quer em Campeonatos da Europa ou em Campeonatos do Mundo, tinhamos terminado a nossa participação no final da fase de grupos.
Já acontecera à Alemanha, à França, à Italia, a Portugal, à Espanha, à Inglaterra e à Rússia... e agora também à Holanda!!
Três jogos e três derrotas. O melhor ataque da europa durante o último biénio (Jul 2010-Jun 2012) que chegou à Ucrânia com 57 golos em 22 jogos deixa a competição sem pontuar e marcando apenas 2 golos.

Durante a fase de qualificação, foi sempre fácil para Bert van Marwijk fazer a convocatória e escolher o 11 devido a lesões que ocasionalmente afectaram alguns jogadores. Ora faltava Sneijder e jogava van der Vaart; ora faltava Huntelaar e jogava van Persie, ora faltava Robben e jogava Dirk Kuyt... e vice versa!
Agora, estáva lá quase toda a gente. E digo quase porque faltou Erik Pieters, lateral esquerdo do PSV Eindhoven. E aqui começaram os problemas. Não havia outra opção. Com Jetro Willems, miúdo de 18 anos que fez o seu primeiro jogo internacional hà um mês, a já frágil defesa ficou ainda mais frágil. Quatro dos cinco golos agora sofridos resultaram do "buraco" aberto no centro da defesa quando o central tentava fechar o lado esquerdo ajudando o jovem número 15 da Oranje.

Depois, o duplo vivô defensivo que tão bem resultou em 2010 na Africa do Sul agora foi um fiasco muito por culpa dos 35 anos de Mark van Bommel que já o tornam lento e "inútil".

Daqui para a frente foi um desastre. Robben sem confiança, Sneijder sem força, van Persie sem velocidade, Huntelaar "amuado" e desinspirado, Afellay sem criatividade, Kuyt sem tempo e Van der Vaart sem companhia. Tudo isto temperado com uma preocupante má condição fisica.

E do outro lado encontrámos uma Dinamarca com muita, muita sorte no primeiro jogo, uma Alemanha poderosa e por fim uma selecção portuguesa que defende, defende, defende e depois consegue aquilo que Cristiano Ronaldo directa ou indirectamente conseguir.

Acabou...
Agora, é identificar o que correu mal para nunca mais voltar a repetir e guardar o muito que correu bem durante os últimos dois anos e já a partir de Setembro, quando se iniciar a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo que se vai disputar no Brazil em 2014, voltar a ganhar.


Oblast Sports Complex Metalist, Kharkiv
17 de Junho de 2012
********************************
  1- M. Stekelenburg
  2- G. van der Wiel
  4- J. Mathijsen
  8- N. de Jong
  9- K. Huntelaar
10- W. Sneijder
11- A. Robben
13- R. Vlaar
15- J. Willems
16- R. van Persie
23- R. van der Vaart

C- Bert van Marwijk

Golo: Van der Vaart (11`)

Sem comentários:

Enviar um comentário