sexta-feira, 11 de março de 2011

2010 - UM ANO MEMORÁVEL - Parte II (Campeonato do Mundo)


Os 23 jogadores representavam 17 clubes diferentes. O Ajax Amsterdam o que mais jogadores cedia: 3.
Com uma média de idades de 27,39 anos, uma média de altura de 1,80m e com uma média de peso de 75Kg.
Bert van Marwijk tinha como adjuntos quatro ex-internacionais: Phillip Cocu, Frank de Boer, Dick Voorn e Ruud Hesp (este como treinador de guarda-redes).
A 14 de Junho, o Soccer City em Johanesburg foi o palco de estreia da selecção "Oranje" no 19º Campeonato do Mundo FIFA. Perante 83.465 espectadores, a Holanda venceu a Dinamarca por 2-0.
Ambos os golos apontados já na segunda parte, o primeiro através de um auto-golo de Daniel Agger aos 46 minutos e o segundo por Dirk Kuyt aos 85 minutos.


Cinco dias depois no Moses Mabhida em Durban, a Holanda vence o Japão num jogo em que com o passar dos minutos se foi complicando. O 1-0 final acabou por ser melhor que a exibição.
62.010 espectadores assistiram à partida orientada por Héctor Baldassi. O único golo da partida voltou a aparecer só na segunda parte, apontado por Sneijder, num potente remate de fora da grande área aos 53 minutos de jogo.


Ao fim das duas primeiras rondas, a Holanda estáva apurada para os oitavos de final, restando ainda saber em que posição. Era necessário mais um ponto para garantir o primeiro lugar do grupo, mas Bert van Marwijk não caíu na tentação de fazer descansar jogadores (o que nos poderá ter custado a eliminação no Euro 2008 juntamente, claro, com a trágica morte da menina de Kahlid Boulahrouz na véspera do jogo com a Rússia).
Frente aos Camarões, já eliminados, regressou após uma recuperação record, Arjen Robben, e logo para fazer a assistência para o golo da victória de Huntelaar aos 84 minutos, apenas 11 depois de ter entrado em campo.
Jogo no Green Point Stadion na Cidade do Cabo (Cape Town), perante 64.880 espectadores, com Van Persie a ser o autor do outro golo laranja aos 36 minutos de jogo.
Chegávamos assim aos Oitavos-de-final, com a Italia (Campeã do Mundo) e a França já de fora; e ainda com outros quatro "gigantes" a defrontarem-se já na primeira ronda eliminatória: Espanha vs. Portugal e Inglaterra vs. Alemanha.

Para o Encontro dos Oitavos-de-final frente à Eslováquia (que tinha atirado a Itália para fora da competição), a Holanda regressou à cidade de Durban e ao Estádio Moses Mabhida. Sob as ordens de Undiano Mallenco e o olhar de 61.962 espectadores, a "Oranje" carimbou o apuramento com uma victória por 2-1, com golos de Robben (18 minutos) e Sneijder (84 minutos). A Eslováquia ainda reduziu de grande penalidade nos descontos, mas era tarde demais, pois a bola já não chegou a ir ao centro do terreno.
Quatro jogos e outras tantas victórias e apenas dois golos sofridos, ambos de grande penalidade.
Vinha lá o Brazil...

Sem comentários:

Enviar um comentário