segunda-feira, 14 de março de 2011

2010 - UM ANO MEMORÁVEL - Parte 3 (Rumo à Final)


02 de Julho de 2010
Para mim foi um dia de ansiedade tremenda. Uma noite mal dormida e um dia que custou a passar.
A história dizia que a Holanda nada tinha a seu favor. Desde 1974, com a geração de Johan Cruijff, que não derrotávamos o Brazil. Em 1994, fomos eliminados do Mundial dos E.U.A. nos quartos-de-final, perdendo por 2-3. Quatro anos depois, voltámos a ser eliminados, desta vez na meia-final no Velodrómme em Marseille, nas grandes penalidades. O favoritismo era do Brazil e para além disso, nenhuma das quatro victórias que a Holanda tinha alcançado neste mundial tinham sido através de grandes exibições.
Era pois chegado o momento da verdade. Eliminar o Brazil era um passo de gigante rumo à final de Johannesburg, pois na meia-final encontraríamos o vencedor de um Uruguay-Ghana.

No Nelson Mandela Bay em Port Elizabeth, perante 40.186 espectadores, Holanda e Brazil encontraram-se pela quarta vez num Campeonato do Mundo. 10 minutos depois do apito inicial do árbitro Yuichi Nishimura, já o Brazil vencia por 1-0 e é verdade que se assim chegou ao intervalo se deveu à sorte e a Stekelenburg.
Mas a segunda parte seria diferente. A Holanda fez uma exibição fantástica, Sneijder fez dois golos, aos 53 e 68 minutos, e pouco depois ficámos a jogar contra 10.
A final estava "ao virar da esquina". E eu começava já a preparar a minha viagem a Amsterdam, depois destes 90 minutos que me retiraram 2 anos de vida.


HOLLAND 2-1 BRAZIL em Eindhoven


Seguia-se o Uruguay. Na outra meia-final, Espanha e Alemanha discutiam a outra vaga para o Soccer City. A Espanha despachara Portugal (1-0) e Paraguay (1-0) enquanto a Alemanha mandara para casa a Inglaterra (4-1) e a Argentina de Maradona (4-0). Confesso que apesar de a Alemanha parecer estar muito melhor que a Espanha eu torcia por uma final Holanda vs. Alemanha. Uma desforra da final de à 36 anos com os nossos vizinhos Germãnicos soava-me a final perfeita para o nosso primeiro título Mundial
Mas primeiro havia que ultrapassar o Uruguay.


 
 HOLLAND 3-2 URUGUAY  em Eindhoven


De volta ao Green Point, na Cidade do Cabo, Holanda e Uruguay defrontaram-se perante 62.479 espectadores a 6 de Julho. "Gio" Van Bronckhorst aos 18 minutos fez o 1-0 com o melhor golo do torneio.
Diego Forlan empatou ainda na primeira parte, aumentando a tensão. Mas aos 70 e 73 minutos, Sneijder e Robben colocaram a "Oranje" com um pé na final.


JOGADORES REGRESSAM DOS BALNEÁRIOS PARA FESTEJAR COM OS ADEPTOS



O Uruguay ainda reduziu nos momentos finais da partida, mas era tarde demais, a Holanda estava na sua terceira final de um Mundial. A minha primeira final chegara finalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário